top of page

ADRIANO MESSIAS

É autor de obras para crianças e jovens. Neste livro, traz uma aventura cheia de bichos engraçados, que aprontam muita confusão durante uma longa viagem sobre as águas.

Além de seu trabalho voltado aos pequenos leitores, estuda pós-doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e fez doutorado em Comunicação e Semiótica. Também foi pesquisador em literatura fantástica e cinema, na França e na Argentina. Antes disso, cursou mestrado em Comunicação Social e graduou-se em Jornalismo e em Letras.

Seja como escritor, seja como pesquisador, os monstros e os animais são parte de seus objetos de interesse há um bom tempo. E adora inventar histórias sobre eles.

Hoje, já tem mais de cinquenta títulos de ficção publicados, os quais fazem parte do acervo da garotada brasileira.

ANA GUIMA

Ana Guima, assinatura artística de Ana Rita de Freitas Guimarães, nasceu em São Paulo em novembro de 1975. É educadora, artista visual e artesã. Graduou-se em Pedagogia pela USP e concluiu o curso de Especialização em Arte e Educação – Ensino, Arte e Cultura (NACE NUPAE/ECA USP). Trabalhou por 15 anos no Ensino Fundamental. Tem dois trabalhos publicados como ilustradora pela ÔZé Editora: A lenda das três laranjas, de Bettina Bopp (1ª ed. 2011)
e Pra onde foi o pai da Maria Borralheira?, de Zeco Homem de Montes (1ª ed. 2013), ambos confeccionados originalmente com recorte e costura em tecido e depois fotografados. É uma das integrantes do Trans-ver Coletivo de arte.

Andres-Lopez-2022.webp

ANDRÉS LOPEZ

O autor e ilustrador mexicano colabora com revistas digitais e impressas. Ganhou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Cartel (2017) e o primeiro lugar no Catálogo de Ilustradores (2018), ambos organizados pelo Ministério da Cultura do México.
Seu trabalho foi selecionado para o IX Catálogo Ibero-americano de ilustração. Ele está entre os vencedores da 56ª Exposição de Ilustradores na Feira do Livro Infantil de Bolonha (2022).

 

 

PHOTO-2023-09-22-08-58-43.jpg
ANITA PRADES.webp

ANITA PRADES

É ilustradora, escritora e atriz. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Ilustrou diversos livros, como Cadê o Pintinho? e Os incomodados que se mudem, ambos de autoria de Márcia Leite (Editora Pulo do Gato); Fábulas de La Fontaine, de Fernanda Lopes de Almeida (Editora Melhoramentos) e Alberta e o pássaro azul, de Cristina Mutarelli (Editora Terceiro Nome). Lançou, em 2020, Fio de Rio (Selo Emília), seu primeiro livro autoral.  

capa_o coracao de plastico.jpeg
ALCATEIA.jpeg
Anna Cunha photo 2.jpg

ANNA CUNHA

Anna Cunha é ilustradora, graduada em Artes Plásticas pela UEMG e pós-graduada em Ilustração, pela EINA - Universitat Autònoma de Barcelona.

Já ilustrou mais de 30 livros, para editoras brasileiras e estrangeiras e recebeu os prêmios Jabuti, FNLIJ, AEILIJ e Northern Lights (US). Teve títulos indicados ao Kate Greenaway Medal (UK), selecionados para o Catálogo The White Ravens e para o Catálogo de Bolonha. Esteve entre os ilustradores brasileiros selecionados para a Bienal de Ilustração de Bratislava 2019,  2021 e 2023.

 

 

 

ANNA FLORA

Anna Flora é historiadora formada pela PUC-SP e Mestre em Teatro pela ECA-USP. Tem cinquenta e um livros publicados. Em parceria com Ruth Rocha, ganhou três vezes o Prêmio Jabuti: melhor livro didático em 1997 e 2010 e Livro do Ano em 2000.

barbara.jpg

BÁRBARA QUINTINO

Bárbara Quintino é mineira, ilustradora e amante de um bom pão de queijo. Se encantou com o universo das cores e das texturas desde bem pequena junto com seu padrasto — era lápis de cor, papel e giz de cera espalhados pela casa inteira. Quando grande, acabou se aventurando por diversos caminhos, mas foi fazendo faculdade de Arquitetura e Urbanismo que fez as pazes com os desenhos. Atualmente estuda design gráfico e colabora em projetos de comunicação visual, animação e principalmente de livros infantis e histórias que em alguma medida se entrelaçam com a sua, assim como a de diversas pessoas negras. São camadas de cores, sentimentos e texturas fortes que vibram no seu corpo e que passam a ser expandidas, por meio da alegria de poder se expressar, sempre com muito afeto, através das ilustrações.

 

 

 

sonhambulantes-gkjtgl.jpg
zalem-e-calunga-ozabqb.jpg

BEL ASSUNÇÃO AZEVEDO

Bel Assunção Azevedo estudou Ciências Sociais na PUC-SP e atualmente escreve seus próprios textos, com base nas pesquisas que realiza sobre a cultura popular. Sua primeira história, Tita e Lola, foi publicada em 2010 pela revista Nova Escola.

BETTINA BOPP

Bettina Bopp nasceu e vive em São Paulo. Cursou Letras na PUC de São Paulo e desde sempre deu aulas e contou histórias para crianças. Escreveu e adaptou peças de teatro e tem dois prêmios no currículo: Prêmio-estímulo, pela adaptação da Ópera Carmem para crianças, e Prêmio Panamco, pela peça infantil Antes que o Feitiço se Espalhe. Pela ÔZé Editora, adaptou A Lenda das Três Laranjas. Bettina tem um blog, chamado Pra quando você acordar, tem três filhos e muitas ideias...

PHOTO-2024-01-17-14-01-58_3.jpg

BRUNA LUBAMBO

A ilustradora mora em Belo Horizonte. Em 2020, 2021 e 2022 foi finalista do Prêmio Jabuti. Em 2021, 2022 e 2023 recebeu o selo Cátedra Unesco PUC-Rio. Teve alguns trabalhos selecionados pela Revista Crescer como um dos "Melhores do Ano”, pela FNLIJ como "Altamente Recomendáveis”, pelo Prêmio Literário Biblioteca Nacional (Prêmio Sylvia Orthof) e pelo Prêmio CELLIJ/UNESP. 

BRUNO molinero.jpeg

BRUNO MOLINERO

Jornalista e escritor sobre literatura para a infância desde 2010, principalmente no
jornal Folha de S.Paulo. Além deste “A Língua do Vendaval”, tem outro livro publicado
para crianças e jovens: “Corpo de Passarinha”, que venceu o prêmio Barco a Vapor. Já
para os adultos, lançou “Alarido” e “Férias na Disney”, ambos de poesia. Atualmente mora
em Portugal, onde faz mestrado em escrita criativa na Universidade de Coimbra.

asas_capa_baixa_Página_1.jpg
a lingua do vendaval capa.jpeg

CANDU MARQUES e LU MENDES

Candu Marques e Lu Mendes são psicólogas especializadas na área de educação, sócias da consultoria Lumec Educação e Cultura. Desenvolvem projetos educacionais junto a comunidades, creches, escolas e sistemas de ensino. A cultura e a literatura têm sido recursos utilizados em suas atividades desenvolvidas, sejam elas relativas a projetos pedagógicos ou capacitação de grupos de educadores.

Formadoras do Projeto "Educar para Reciclar" para Educadores de 35 escolas do ensino fundamental do município de Itapevi, São Paulo.

Autoras dos livros: CAZA, Uma Matriz de muitos Zezinhos, sobre a ONG Casa do Zezinho junto com Dagmar Garroux
e Levi Mendes Jr , publicado pela Editora OZé em 2013 e A Cultura Popular gerando ideias na Educação Infantil- Itinerário Pedagógico, publicado pela Editora OZé em 2012.

São responsáveis  pelo projeto pedagógico e aplicação do Itinerário Pedagógico  na Educação Infantil das escolas municipais da cidade de São Bento de Sapucaí no estado
de São Paulo. Acompanham e supervisionam esse trabalho desde 2009.

Participam e coordenam a  implantação e acompanhamento de projetos referentes a cultura popular em escolas particulares, como o Centro de Educação Infantil Espaço Aberto (desde 2001) e instituições voltadas para crianças e jovens em situação de risco, como a  Casa do Zezinho (desde 1990) e o Projeto Quixote ( desde 2006), na cidade de São Paulo.

Responsáveis pela implantação do Projeto de Literatura e Cultura Popular Pé de Jabuticaba em cinco municípios de três estados brasileiros: Sorocaba, Pindamonhangaba e Mogi das Cruzes, em São Paulo; Rio Verde, em Goiás; Barreiras, na Bahia, sempre com a parceria das secretarias municipais de educação.

CARLA CARUSO

Carla Caruso escreve e ilustra livros há dezoito anos.  Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo. Publica diversos gêneros literários: ficção, informativo e poesia. Já recebeu alguns prêmios, entre eles, o Jabuti, no ano de 2010. Vive entre São Paulo, sua cidade natal e Montevidéu, no Uruguai. Está sempre em contato com seu público leitor em diversos espaços culturais.

Carlos Clémen.jpg

CARLOS CLÉMEN

Carlos é umArtista plástico, ilustrador e designer gráfico, Carlos Clémen, nascido em 1942, em Buenos Aires, vive no Brasil desde 1971.

Estudou desenho, gravura, pintura e escultura de 1955 a 1963 na Escuela Nacional de Bellas Artes, no ateliê de Juan Carlos Castagnino e na Sociedad Estímulo de Bellas Artes. Trabalha para editoras, jornais e revistas de São Paulo como ilustrador e designer gráfico e ministra cursos em diversos ateliês e instituições. Já participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, no Brasil e no exterior. 

Onde você mora.jpeg
Captura de tela 2023-08-21 150940.png

CARLOS MORAES

Carlos Moraes é gaúcho radicado em São Paulo. Trabalhou como jornalista nas revistas Realidade, Psicologia Atual, Nossa América e Ícaro. É escritor de livros para crianças, jovens e adultos, entre eles  A Vingança do Timão, vencedor do Prêmio Jabuti de 1981. A grande força do seu texto está no humor dos diálogos, na visão crítica sem ser panfletária e nas comparações inusitadas que respeitam a inteligência da criança e do jovem leitor.

CESAR LANDUCCI

Cesar Landucci é paulistano, formado em Artes Plásticas pela FAAP. Trabalhou vinte anos como editor de arte em várias editoras e atualmente tem estúdio próprio. Recebeu em 1993 o Prêmio Jabuti de projeto gráfico pela coleção “Acorda, bicho homem”, da editora FTD, e o Prêmio Malba Tahan pelo livro Leonardo da Vinci, publicado pela Cortez Editora.

ALCATEIA.jpeg

CHRIS MAZZOTTA

Artista Visual (designer, ilustradora, escultura e artista conceitual), especializando-se em Design Editorial pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo. Formada em Desenho Industrial com ênfase em Design de Produto, focou-se em projetos de autor. Trabalhou como designer e gerente de produção para a H. Stern (joias) e como designer e escultora para a Kinder Ferrero (brinquedos). Foi coordenadora do Istituto Europeo di Design, em Roma, Itália. Desenvolveu projetos para a cultura lúdica com a ONG italiana Progetto Quale Gioco e desenvolve projetos de formação para o desenvolvimento humano juntamente à ONG italiana Progetto Persona. Desde 2004 dedica-se à pesquisa de processos criativos em artes visuais e à realização de álbuns ilustrados, tendo estudado e colaborado com grandes nomes da ilustração europeia de autor. Participou como artista de diversas exposições no território nacional e internacional. Além de ilustrações, atualmente dedica-se aos Toys Art. Desde 2005 assessora profissionais nas mais importantes feiras de Design e Editoria do mundo e ministra workshops no Brasil e na Itália.

978-65-990107-7-4 capa Alcateia.jpeg
ciça.jpg

CIÇA FITTIPALDI

É artista visual, ilustradora, autora de literatura infantil e juvenil e pesquisadora de
culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. Nasceu em São Paulo, se formou em Desenho e
Plástica na Universidade de Brasília (UnB) e atualmente é professora da Universidade Federal
de Goiás (UFG), em Goiânia, onde mora. Tem XX livros publicados, recebeu três vezes o Prêmio
Jabuti e foi indicada duas vezes para o Prêmio Hans Christian Andersen, espécie de Nobel da
literatura infantojuvenil.

Clarice Cajueiro.jpeg

CLARICE CAJUEIRO

Formada em Artes Visuais em Salvador, na Bahia. Cursou Fotografia no Rio de Janeiro, e em Paris, na França, para estudar Arte Contemporânea.
Ilustrou o livro Abrapoema buscando a beleza da simplicidade.

KAALIAWIRI.png
WhatsApp Image 2020-09-10 at 16.23.56.jp
Cris Velasco.jpg

CRISTIANE VELASCO

Cristiane Velasco nasceu em São Paulo e há mais de 20 anos ministra cursos e realiza narrações artísticas para crianças e adultos, recontando histórias da tradição oral de diversos povos do mundo. Já escreveu
um livro para educadores, um texto para teatro e alguns livros infantis, muitos deles a partir de experiências que viveu trabalhando com Educação Infantil.

engolir_capa_alta.jpg
daniella.png

DANIELLA MICHELIN

Carioca nascida em São Paulo. Quando menina, escrevia canções e peças de teatro e foi nos palcos da escola e do Teatro Tablado que começou a trabalhar personagens, enredos e diálogos.
Aos 14 anos deixou o Rio de Janeiro e foi morar no exterior, onde se formou em Antropologia e fez mestrado em Diplomacia e Direito Internacional. Após quinze anos, retornou ao Brasil. Atualmente, mora em São Paulo. Fez pós-graduação no Instituto Vera Cruz em formação de escritores. Escreveu seu primeiro livro infantojuvenil pela ÔZé chamado Pode me chamar de Dodô.

dodo (8)_edited.jpg
wapner.jpg

DAVID WAPNER

David Wapner nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1957. É poeta, contador de histórias e músico, autor de livros de poesia e ficção, muitos deles para crianças. Seu primeiro livro de contos para crianças, El otro Gardel, foi publicado em 1989. Pela sua produção para o público infantil, recebeu o prestigiado prêmio Destacados de ALIJA (IBBY da Argentina) e, em 2006, ganhou o Los Mejores, concedido pelo Banco del libro de Venezuela (IBBY da Venezuela). 

CACHORRO SENTADO.jpg

DEBORAH ENGELENDER

Deborah Engelender é arte-educadora e trabalha com oficinas para crianças e educadores. É carioca, já morou em Portugal e atualmente vive na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais.

ALCATEIA.jpeg
Dipacho.jpeg

DIPACHO

Diego Francisco Sánchez Rodríguez, o Dipacho, nasceu em Bogotá, na Colômbia. Escreve e ilustra livros infantis, dos quais muitos têm sido publicados no Brasil. O touro vermelho é sua estreia na ÔZé. 

capa touro.jpg
ELISA_CARARETO_edited.jpg

ELISA CARARETO

Elisa Carareto nasceu em 1986 na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Durante sua infância, seus pais se mudaram para Jaboticabal, lá cresceu e começou a desenhar. Em 2009, formou-se em Imagem e Som pela UFSCar. Desde 2010, vive em São Paulo e trabalha como ilustradora. Em 2014, foi selecionada para integrar o 5º Catálogo Iberoamericano de Ilustração e para participar da exposição "Compulsão Narrativa", organizada pelo Sesc Vila Mariana. Em 2016, co-dirigiu a arte da série de animação Vivi Viravento (com Marcella Tamayo e Juan Herrera Prado). Em 2018, foi selecionada como finalista do prêmio Golden Pinwheel e ilustrou seu primeiro livro “A Avó Amarela”, publicado pela ÔZé Editora. No ano de 2020, em nova parceria com a ÔZé, foi também a ilustradora do livro "Maremoto".

capa_avo_amarela2023_Página_1.jpg
WhatsApp Image 2020-03-05 at 14.43.40.jp
capa enquanto_edited.jpg
978-65-990107-7-4 capa Alcateia.jpeg
dodo (8)_edited.jpg
fabiola reis.jpeg

FABÍOLA REIS

Nasceu em São Paulo e desde criança adora ler e ouvir histórias. É publicitária e pedagoga e há 20 anos leciona para crianças do Ensino Básico. Adora ensinar e aprender com elas. Foram as crianças que a inspiraram a escrever contos. Por isso, foi fazer uma pós-graduação para aprender mais sobre a literatura infantojuvenil. Alcateia é seu primeiro livro, publicado pela ÔZé Editora. 

ALCATEIA.jpeg
WhatsApp Image 2021-12-02 at 12.45_edited.jpg

FELIPE VALÉRIO

Felipe Valério nasceu em uma ilha de nome comprido, em Santa Catarina, mas foi em São Paulo que aprendeu a chover. De pequeno, recortava palavras, guardava em um saquinho e sacudia bem. Diz a lenda que histórias incríveis nascem assim. Já escreveu pra gente grande e pra gente criança. Em 2009, publicou a novela Hotel Trombose (Edith), adaptada para o teatro pela Cia do Mofo. Participou das antologias Mamãe, Vim Só Fazer uma Visita Rápida (Edith), Granja (Casa Impressora de Almería) e Isto É… Escola (Bamboo Editorial). Foi um dos autores convidados da intervenção literária Caligrama-Consigo, organizada pelo escritor Marcelino Freire, que ocupou os espaços do SESC Santana, em 2012. Quando não está escrevendo para humanos (ou recortando palavras), escreve para marcas na Fragma, estúdio de linguagem estratégica que criou em 2018.

Oikoá

FERES KHOURY

É formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, onde hoje leciona. Desenvolveu sua carreira profissional como professor e artista plástico, e tem participado constantemente de exposições individuais e coletivas. É também autor de livros de pequena tiragem que valorizam a gravura original. Recebeu o 1° prêmio da Oitava Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba, em 1988, e foi contemplado com a Bolsa Vitae de Arte/ Gravura em 1996. Atualmente continua desenvolvendo seu trabalho de pintura, desenho e gravura.

978-65-990107-7-4 capa Alcateia.jpeg
a lingua do vendaval capa.jpeg
Fereshtehjpg_edited_edited.jpg

FERESHTEH NAJAFI

​​A ilustradora nasceu em Teerã, Irã. Morou por sete anos na Itália e hoje vive no Brasil. Já publicou livros em vários países e participou de exposições nos cinco continentes, como o Noma Concours for Picture Book Illustrations, no Japão, o Nami Concours, na Coreia do Sul, a Bienal de Ilustrações de Bratislava, na Eslováquia, e a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália.​

fernanda rios.jpeg

FERNANDA RIOS

Nasceu e cresceu em São Paulo. Passou quase todas as férias escolares nas cidades dos seus pais, na Bahia. Morou em Berlim e um dia ainda vai conhecer o Japão.

Desde criança, gosta muito de histórias. Por isso, é formada em Cinema (FAAP) e em Letras (USP), e mestre em literatura alemã (FFLCH-USP). Trabalha há 10 anos como assistente de direção, ajudando equipes a contar histórias em comerciais, filmes e séries.

Em 2019, ganhou um prêmio – o ProAc – para publicar seu primeiro livro. Nele, você vai conhecer uma princesa, um dragão e um soldado... personagens como você nunca viu antes.

elefante1_edited.jpg
A PRINCESA E O DRAGÃO.jpeg
Flavia_036_pb.jpg

FLÁVIA REIS

Flávia Reis cursou faculdade de Direito, especialização em Literatura na PUC-SP, Mestrado em Letras na USP, e atualmente é doutoranda e realiza um trabalho de pesquisa sobre o Imaginário, Cultura e Liberdade na Literatura para Crianças e Jovens. Escreveu alguns livros voltados ao público jovem. Maremoto é o sétimo da lista e o primeiro com a OZé editora.

francisco ortíz_edited.jpg

FRANCISCO ORTÍZ

Doutor em etnologia pela Universidade de Paris, foi pesquisador do Instituto Colombiano de Antropologia e História e professor e diretor do Departamento de Antropologia da Universidade Nacional. É membro fundador da Etnollano, uma ONG que há 40 anos acompanha processos de autonomia e governança em comunidades das planícies orientais e da Amazônia.

gabriela romeu.png

GABRIELA ROMEU

Nasceu em São Paulo, passou a infância e a adolescência no ABC paulista e cresceu rodeada por sete mulheres, seis tias e sua mãe, a caçula de sete filhas, todas mineiras e cheias de prosa. Foi com elas que aprendeu o gosto por ouvir e contar histórias entre as primas e os primos no quintal, a gostar de crescenta (uma espécie de pastel de fubá originário da infância delas) e a experimentar palavras um tanto turvas pra mim naquele tempo, como saudade, silêncio e ausência. Ainda bem que a literatura é essa arte que permite insistir com as palavras, raras ou comuns, e sempre revisitá-las, às vezes para recordar, às vezes para esquecer. Esse é seu primeiro livro pela ÔZé Editora.

WhatsApp Image 2020-03-05 at 14.43.40.jp
KAALIAWIRI.png
capa enquanto_edited.jpg
gaston.jpeg

GASTÓN HAVILLER

Gastón Hauviller cresceu em um subúrbio próximo à cidade de Buenos Aires, na Argentina. Na escola, era um garoto tímido que preocupava seus professores pela quantidade de cores que usava para pintar o sol. Sua formação profissional variada inclui estudos em animação, belas artes, psicologia, cinema e literatura. Há 15 anos, trabalha como ilustrador e escritor de literatura infantil.

GENE JOHNSON

Gene Johnson nasceu nos Estados Unidos, tendo suas obras expostas nos Estados Unidos, no Brasil, em Cuba e na Europa. Executa trabalhos com gravuras, pinturas e colagens. Divide seu tempo entre o ateliê de Ilhabela, em São Paulo, no México e em Nova York.

capa dragão.jpeg

GIL VELOSO

É paranaense desde os anos 1960 e reside em São Paulo há 34 anos. Por 10 anos foi assistente do escritor Caio Fernando Abreu. Editou seu livro de crônicas, Pequenas epifanias (1996). Trabalhou também com os escritores Lygia Fagundes Telles e João Silvério Trevisan.

Estreou na literatura em 2009, com a coletânea de contos Fábulas Farsas. Desde criança gostava de fazer artes com as palavras. O menino arteiro é uma pequena mostra disso, que hoje continua fazendo. É também professor de ioga, que é uma maneira séria de brincar com o corpo, torcendo-se e contorcendo-se... Como o menino arteiro diz, “sou um parafuso distorcido e confuso; preciso de uma chave que me defenda”.

GUTO LACAZ

Guto Lacaz é arquiteto e artista plástico. Seu trabalho é reconhecido pela crítica e adorado pelo público. Humor, invenção e surpresa são elementos sempre presentes em suas obras e nos textos literários infantis e juvenis por ele ilustrados. Essas características combinam bastante com a literatura para crianças e jovens, pois remetem às travessuras da infância, às brincadeiras de “faz de conta” e aos jogos infantis.

978-65-990107-7-4 capa Alcateia.jpeg

IONIT ZILBERMAN

Nasceu em Tel Aviv, Israel, e se mudou para São Paulo com seus pais aos seis anos de idade.

Quando pequena, costumava “desenhar música”, usando seus enormes fones de ouvidos. Nunca mais parou de desenhar.

O sonho de ilustrar livros infantis começou numa pequena livraria, a Klaxon, onde trabalhava meio período enquanto cursava a faculdade de Artes Plásticas.De lá para cá, foi assistente de artista, assistente de professora de artes, trabalhou em montagens de Bienal, estagiou em um escritório de design gráfico, ilustrou revistas por alguns anos... até, finalmente, começar a ilustrar livros.

Tem 40 livros publicados, alguns deles traduzidos para línguas estrangeiras.

Estes livros são muito especiais para ela: o editor, o Zeco, era também o dono da livraria Klaxon, onde começou a sonhar com o que faz hoje. Foi para ele que ilustrou este livro.

9788564571457MAIN.jpg.jpg
978-65-990107-7-4 capa Alcateia.jpeg
capa ainda.png
isol.jpg

ISOL

Isol Misenta nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1972. Estudou na Escuela de Bellas Artes Rogelio Yrurtia. Além de ilustrar, também escreve vários dos seus livros. Publicou mais de vinte títulos infantis, muitos deles traduzidos no Brasil, como A costura (Pequena Zahar), Ter um patinho é útil (Sesi-SP) e Petit, o monstro (Movimenta). Recebeu prêmios da Asociación de Literatura Infantil y Juvenil de la Argentina (ALIJA) e do Banco del Libro de Caracas. Foi finalista do Prêmio Hans Christian Andersen em 2006 e 2008. Em 2013, ganhou o Astrid Lindgren Memorial Award, um dos maiores prêmios mundiais da literatura infantil e juvenil.

CACHORRO SENTADO.jpg
jacques-fux-2048x1365.jpg

JACQUES FUX

Jacques Fux é autor de biografias, romances e ensaios acadêmicos. Doutor em literatura comparada pela UFMG e pela Université de Lille, foi pesquisador na Universidade de Harvard e escreveu, entre outros: Antiterapias, vencedor do Prêmio São Paulo; Meshugá, vencedor do Prêmio Manaus; Literatura e Matemática, vencedor do Prêmio Capes e finalista do APCA; O enigma do infinito, Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e finalista do Prêmio Jabuti; As coisas de que não me lembro, sou; Mary Anning e o pum dos dinossauros e Herança. Seus livros e contos já foram publicados na Itália, no México, no Peru, em Israel, nos Estados Unidos e na França. Leitor voraz, tem uma paixão especial pelo Grande Sertão: Veredas.

Captura de tela 2023-08-21 150940.png
o tempo da um tempo capa.jpeg

JANAINA TOKITAKA

Janaina Tokitaka é bacharel em artes visuais pela Universidade de São Paulo e começou sua carreira como escritora em 2010, quando publicou seu primeiro álbum ilustrado, Tem um monstro no meu jardim. Desde então, publicou quarenta outras obras para o público infantil e juvenil. Seus livros Escamas (Editora Cortez, 2014) e Nanquim (Editora Cortez, 2016) receberam o selo "Altamente Recomendável" pela FNLIJ - Fundação Nacional de Literatura Infanto-Juvenil; Escamas e A árvore: os três caminhos foram selecionados para representar o Brasil no catálogo da Feira Internacional de Bologna de Livros Infantojuvenis. Foi a ilustradora brasileira selecionada para o workshop BIB - Unesco 2016, da Bienal Internacional de Bratslava, na Eslováquia. Ministra cursos livres sobre literatura e ilustração produzidas para o público infantil em instituições como MIS - Museu da Imagem e do Som, ECA - USP, Escola do MAM e Escola do MASP.

ALCATEIA.jpeg

JAYME LOUREIRO

Jayme Loureiro nasceu em São Paulo em 1961, onde vive até hoje. Professor e pesquisador na área de Literatura Brasileira, é graduado em História (USP), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Literatura Brasileira (USP). Durante os anos de 1990, teve uma pequena livraria especializada em Ciências Humanas, a Mercador de Livros. Publicou dois livros infantis: Peçoinhas (2011) e Sob as ordens do Major Costinha e outras histórias do mundo animal (2013), ambos pela ÔZé Editora.

 

JOÃO LOUREIRO

João Loureiro,1972, é Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP (2007) e Licenciado em Artes Plásticas pela FAAP (1995). Fez individuais como “Pedra que Repete”, na Casa da Imagem (2013), “Fim da Primeira Parte”, na Galeria Vermelho (São Paulo, 2011), “Blue Jeans”, no Projeto Octógono de Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado (São Paulo, 2009) e  “Reaparição”, no Paço Imperial (Rio de Janeiro, 2008). Participou das exposições “Open Borders/Crossroads Vancouver Biennale” (Vancouver, 2014), “Panoramas do Sul – 18 Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC/Videobrasil”, no SESC Pompéia (São Paulo, 2013),  “In Situ – Arte en el Espacio Publico, em San Carlos de Bariloche, (Argentina ,2012), “Caos e Efeito”, no Instituto Itaú Cultural (2011), “MAM na OCA: Arte Brasileira no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo”, na OCA (São Paulo, 2006), “Panorama da Arte Brasileira”, no Museu de Arte Moderna  (São Paulo ,2005) e “20 Artistas - 20 Anos”, no Centro Cultural São Paulo (São Paulo, 2002). Recebeu em 2004 a Bolsa Vitae de Artes Visuais, e em 2007 foi premiado no Edital  Arte e Patrimônio - IPHAN/MINC/Petrobras, realizando a instalação permanente “JAZ”, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.

 

 

João Luiz.jpeg

JOÃO LUIZ GUIMARÃES

Nascido no Rio de Janeiro, formado em jornalismo, trabalhou em revistas na Editora Abril e na Agência Reuters. Como autor infantil, escreveu O Vento de Oalab (Edições SM), vencedor do Prêmio Barco a Vapor e do International Latino Book Awards; e Papo reto & Papo curvo (Editora do Brasil), vencedor do Prêmio Off-Flip e pré-finalista do Prêmio Jabuti. O livro também integrou o catálogo brasileiro da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) na Feira do Livro de Bolonha.

Este, Sagatrissuinorana (ÔZé Editora) foi um jeito que achou para homenagear todo o amor que sinto pela (p)rosa poderosa de meu xará monumental.

capa saga .jpg
júlia_medeiros_edited.jpg

JÚLIA MEDEIROS

É neta da Esmeralda e da Beatriz desde 1986, de São João del Rei, Minas Gerais. Um dia achou uma foto em que elas vestiam blusas de modelos idênticos, mas com cores diferentes e decidiu apelidá-las de Vó Amarela e Vó Azul para combinar. Foi uma farra! Quando virou adulta, inventou de presente  para vó Beatriz uma personagem que se chamava Temporina (também é atriz e compositora, do Grupo Ponto de Partida) e, para a Esmeralda, fez uma história que virou livro, o primeiro de todos. Ter crescido tão pertinho do amor delas a deixou alaranjada-brilhante.

capa_avo_amarela2023_Página_1.jpg
TEMPORINA.jpeg
9786589835325.jpg
Juliana Storto.jpg

JULIANA STORTO

Juliana Storto nasceu em São Paulo e é ilustradora. Seu primeiro livro, O dia se desdobra, da Edições Barbatana, ganhou p Prêmio FNLIJ 2023 de Ilustrador Revelação.

engolir_capa_alta.jpg

JULIANA VALVERDE

Juliana Valverde nasceu em Salvador (BA) em 1980 e vive em São Paulo (SP). É mestra e doutoranda em Literatura e Crítica Literária, pela PUC-SP, e especialista em criação literária, pelo Instituto Vera Cruz (2014). Foi contemplada com o ProAC de literatura nos anos de 2014, 2019 e 2020. Foi premiada no Terceiro Concurso Lamparina Publica, em 2018. É autora de três livros infantojuvenis, todos publicados pela ÔZé: “Mindinho maior de todos” (2017) – que recebeu o selo Cátedra Unesco de leitura PUC-RJ 2017; “Abrapoema” (2020) – que recebeu o selo altamente recomendável da FNLIJ 2020 na categoria Poesia e o selo Cátedra Unesco de leitura PUC-RJ 2020; e “Eu, ué!” (2020). É idealizadora do projeto Mindinho Literário. Assina também o projeto multimídia:

entredoisoumais.espacosbrancos.com.br/ (2014) e o livro de poemas “Entre dois ou mais espaços brancos” (Lamparina Luminosa, 2017). 

Capa eu, ué! 2.jpg
WhatsApp Image 2020-09-10 at 16.23.56.jp
kris_edited.jpg

KRIS PALO

Kris Palo é artista plástica formada pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP / SP. É pesquisadora, produtora e expositora de arte abstrata e arte digital. Ilustrou o livro Histórias em hai-kai pela ÔZé em 2021.

Histórias em Hai-kai

LARTHE DE MORAES ABREU JUNIOR

Laerthe de Moraes Abreu Jr. é educador formado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, com pós-doutorado pela Universidade do Minho, em Portugal. É professor da Universidade de São João del-Rei, em Minas Gerais.

LIDO%20LOSCHI_edited.jpg

LIDO LOSCHI

É ator do Grupo Ponto de Partida. Letrista, participou da trilha sonora de vários espetáculos do grupo, como: Pra Nhá Terra, A vaquinha Lelé, Par, Roda que rola e Presente de vô. Fez também parcerias com Pablo Bertola para o CD O menino e o poeta. Lançou, em 2019, seu primeiro livro: Onde davam esses trilhos.

asas_capa_baixa_Página_1.jpg
capa_o coracao de plastico.jpeg
9786589835240.jpg

LUISE WEISS

Luise Weiss leciona Artes Plásticas na Unicamp e na Universidade Santa Marcelina. Realiza pesquisas artísticas nas quais focaliza gravuras, fotografias e vídeos cujos eixos temáticos são a Memória e o Tempo.

978-65-990107-7-4 capa Alcateia.jpeg
Oikoá
o tempo da um tempo capa.jpeg
marcia.png

MÁRCIA LEITE

Márcia Leite nasceu em São Paulo, cidade onde desenvolveu sua vida pessoal e profissional. Escreve para crianças e jovens há mais de 25 anos. Tem livros publicados por diversas editoras brasileiras, alguns deles premiados, como a coleção "Historinhas bem...", em parceria com o escritor Caio Riter, que ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria infantil, ou o livro juvenil "Aqui entre nós", que recebeu o Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, o selo Altamente Recomendável pela FNLIJ e foi traduzido para o alemão. A autora foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti. Pela ÔZé, publicou o livro Castelos de areia em 2022.

marcia 2_edited.jpg

MÁRCIA WADA

Graduada em PEDAGOGIA pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), graduada em PSICOLOGIA pela Universidade Paulista (1990) e mestre em EDUCAÇÃO pela Universidade Paulista (2001). Atua principalmente nos seguintes temas: ação cultural, leitura, educação, psicanálise e literatura e psicologia. Sócia e fundadora da ONG A Cor ação cultural e Instituto A Cor. Junto a outras colaboradoras foi responsável por um projeto de Mediação de Leitura que deu origem ao livro Juventude e leitura.

MARCO TÚLIO COSTA

Marco Túlio Costa nasceu em Minas Gerais. Publicou vários livros para crianças e jovens: O gato que falava siamês, A ovelha de blue jeans e Histórias de mor distante, que recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro juvenil em 2004.

 

castelos capa_edited.jpg
CAPA JUVENTUDE E LEITURA_FINAL.png

MARIA AMÁLIA CAMARGO

Desde pequena coleciona perguntas. Lembra-se que a primeira delas foi: "O que vou ser quando crescer?". Então cresceu, fez faculdade de Letras, trabalhou em projetos de arte-educação em museus e descobriu que conviver com crianças é muito divertido. Desde 2006, escolheu a literatura infanto-juvenil como profissão. Este é o seu terceiro livro em parceria com Ionit. Juntas, já publicaram Num reino cor de burro quando foge (Girafinha, 2009) e A ervilha que não era torta, mas deixou uma princesa assim (Caramelo, 2012).

9788564571457MAIN.jpg.jpg

MARIA DA BETANIA GALAS

É artista plástica, cenógrafa e arte-educadora, nascida no nordeste brasileiro. O gosto pela arte dos contadores de histórias, especialmente os poetas e os bonequeiros nordestinos, a levou a realizar muitos trabalhos no teatro, como O teatro de sombras de Ofélia e Histórias que o mundo conta, ambos com o grupo Caldeirão, em São Paulo. A experiência como educadora tem lhe conduzido por diversas áreas de atuação, como a ação educativa em museus, o ensino e a orientação pedagógica em escolas e a publicação de livros e artigos sobre arte e educação em instituições com Museu Afro Brasil, Escola Viva, revista Carta Escola, Editora Paulus e Editora Salamandra. Faz parte do Trans-ver, coletivo de arte que atua em São Paulo.

Foi de sua paixão pelo teatro de bonecos, em especial o teatro de sombras, que nasceram as ilustrações para Lia e o feitiço da palavra.

8564571426.MAIN.jpg.jpg
978-65-990107-7-4 capa Alcateia.jpeg
mariajose.jpg

MARÍA JOSÉ FERRADA

É jornalista e escritora. Seus livros foram publicados em editoras de literatura infantil, tanto chilenas quanto estrangeiras. Recebeu importantes reconhecimentos por seu trabalho, entre eles, o Prêmio Cidade de Orihuela de Poesia para Crianças, Prêmio Fundación Cuatrogatos, Prêmio do Banco do Livro da Venezuela e recentemente, por seu livro Niños, foi ganhadora do Prêmio Academia, outorgado pela Academia Chilena da Língua à melhor obra literária publicada no ano de 2013. Em 2014 lhe foi concedido o Prêmio Narta Brunet do Conselho do Livro e da Leitura, pelo livro Notas al margen. Em 2016 recebeu o Prêmio Fundación Cuatrogatos pelo livro Escondido

PHOTO-2023-09-22-08-58-43.jpg
9788564571334.jpg
image.png

MARIA JOSÉ PALO

É professora doutora da Pontíficia Universidade Católica - PUC / SP. É pesquisadora de Literatura da Infância. Possui livros publicados na área acadêmica, e com a ÔZé publicou seu primeiro título em 2021, uma reedição do livro Histórias em hai-kai, publicado originalmente em 1992.

MARILDA.jpg

MARILDA CASTANHA

Mineira, de Belo Horizonte. No final dos anos 80, me encantei com a Ilustração de livros para a infância, e de lá para cá ilustrei (e também escrevi) diferentes títulos. Também participei de exposições no Brasil e no exterior e tive a alegria de receber alguns prêmios , entre eles o Jabuti de Ilustração, (em 2000 e 2011 respectivamente com os livros “Pindorama terra das Palmeiras” e “Mil e uma estrelas. Mas não posso esquecer que a grande alegria, deste oficio que gosto tanto, é o desafio de sempre poder trazer visibilidade, ao imaginário, como, por exemplo, neste “A Oficina do Cambeva”.

Histórias em Hai-kai
Cambeva

MARÍLIA MOREIRA

Nasceu em São Paulo em 1975. É atriz, dramaturga e diretora teatral. Integrou o Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho por 5 anos e trabalhou sob sua direção nas montagens de Policarco Quaresma e A falecida Vapt-Vupt. Trabalhou também com os renomados diretores Roberto Vignati e Héctor Babenco, entre outros. Em 2001 fundou o núcleo O Teatro de Areiam da Cooperativa Paulista de Teatro, que tem por objetivo pesquisar e difundir a cultura popular brasileira. Escreveu, dirigiu e atuou em diversas montagens dessa companhia, entre elas a peça Língua de Boi, ainda exibida no programa Teatro Rá-Tim-Bum da TV Cultura. Dentro d´O Teatro de Areia, desenvolveu, a pedido do Sesc-SP, o projeto de contação de histórias chamado “Histórias com poesia”, que levava ao público infantil dados biográficos e poemas de diversos autores brasileiros. Foi desse trabalho que surgiu a vontade de levar para esse mesmo público os seus próprios poemas, que deu origem a este primeiro livro, Lia e o feitiço da palavra.

O sumiço do tatu
Natália_Gregorini.jpeg

NATÁLIA GREGORINI

Nasceu em Vilhena, Rondônia, em 1990, e já morou em vários estados até chegar aqui em Campinas, São Paulo, onde fez a faculdade de artes visuais. Natália é autora e ilustradora, publicou seu livro Madalena pela Editora Livros da Matriz em 2019.
Criou as ilustrações do livro Eu, ué! usando tinta guache, lápis de cor e seu referencial poético do texto de Juliana Valverde.

Capa eu, ué! 2.jpg
ALCATEIA.jpeg
TEMPORINA.jpeg
Nelson Cruz.jpeg

NELSON CRUZ

Belorizontino, nasceu em 1957. Atualmente, mora e trabalha em Santa Luzia, a 135 quilômetros de Bento Rodrigues, Mariana e 80 quilômetros de Brumadinho, em Minas Gerais. 

Em 2012 a Fundação
Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ indicou o ilustrador ao prêmio Hans Christian Andersen de ilustração e à Lista de Honra do IBBY. Em 32 anos de carreira, recebeu os prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Academia Brasileira de Letras, Monteiro Lobato, Biblioteca Nacional, seis prêmios Jabuti, Melhor Ilustração da FNLIJ e a menção Cátedra Unesco de Literatura PUC-Rio-2019. Esse ano Nelson está concorrendo em três categorias no prêmio Jabuti com o livro Benjamina, pela editora Miguilin.

gerais_capa (3).jpg
capa saga .jpg
ALCATEIA.jpeg
odilon_edited.jpg

ODILON MORAES

Nasceu em São Paulo, cursou arquitetura, mas sua paixão por livros e desenhos o levou a trabalhar com ilustração de livros infantis. Ilustrou mais de cinquenta livros e recebeu prêmios como o Jabuti e o Adolfo Aizen (União Brasileira de Escritores). Em 2002, recebeu o Prêmio Ofélia Fontes – O Melhor Livro para crianças com A princesinha Medrosa. Ilustrou seu primeiro livro pela ÔZé em 2022: Castelos de Areia.

paula_perfil2-300x399_edited.jpg

PAULA DE SANTIS

Jornalista e autora, a journalist and author, she writes a monthly column on the connection between children's literature and the environmental and social challenges of our time on Capital Reset, a digital economic journalism platform. In 2022, she published her first book: O brilho do escuro. Born in São Paulo, she now lives in France.

castelos capa_edited.jpg
elefante1_edited.jpg
piero.jpg

PIERO CARAMELLI

Piero de Souza Dias Caramelli nasceu em São Paulo em 1994 e escreveu seu primeiro livro – O Vale do Dragão – aos 12 anos de idade. O autismo lhe trouxe algumas dificuldades, mas também uma memória privilegiada para guardar informações sobre os assuntos que lhe interessam e uma grande habilidade de contar histórias.
Piero sempre se interessou por criaturas mitológicas e magia, e conhece muito sobre o assunto. 

capa bestiário.jpg
Rafael Sica_Retrato PB2022.jpg

RAFAEL SICA

Rafael Sica nasceu na cidade de Pelotas (rs), em 1979. No ano de 2010 publicou o livro Ordinário (Companhia das Letras). Em 2013, participou da antologia Friquinique (Beleléu) e publicou o álbum Tobogã (Narval). No ano de 2014 publicou Novela (BebelBooks) e FIM – Fácil e Ilustrado Manifesto (Beleléu). Em 2017 publicou o livro Fachadas (Lote42). A exposição individual O Ordinário Rafael Sica percorreu as unidades da Caixa Cultural de Fortaleza, Rio de Janeiro e Curitiba, durante o ano de 2018. Em 2019 publicou o livro Triste (Lote42). Seus mais recentes trabalhos são o livro Brasil (Caderno Listrado, 2020) e a parceria com o escritor Paulo Scott Meu Mundo Versus Marta (Companhia das Letras, 2021).

Em 2022 deu vida ao seu primeiro livro infantil Ninguém dormia.

ninguém dormia
raquel_edited.jpg

RAQUEL MATSUSHITA

Nasceu e mora em São Paulo. Tem um estúdio
de design gráfico, onde escreve e desenha histórias
para contar em livros. Uma das coisas que mais gosta é de contar histórias com imagens.
Também cria o projetos gráficos de livros, que é, entre outras coisas, organizar os textos e as imagens nas páginas, definir o formato, escolher as tipografias (o desenho das letras) e o papel em que o livro será impresso. É o que dá a “cara” para uma obra. É designer de muitos livros nossos, e pela ÔZé publicou em 2021 como ilustradora o livro O sumiço do Tatu.

O sumiço do tatu
Regina_b.jpeg

REGINA BERTOLA

Regina Bertola é diretora do Ponto de Partida, grupo de teatro de Barbacena criado em 1980 com o objetivo de fazer teatro baseado na cultura brasileira. O grupo já encenou grandes autores nacionais, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, Adélia Prado e Bartolomeu Campos de Queirós.

SONHAMBULANTES CAPA.jpg

RODRIGO MARÍN MATAMOROS

É designer gráfico e cofundador da revista Intemperie, lançada em 2010 e busca oferecer um olhar aberto, independente e diversificado dos temas e das tendências culturais chilenas e do mundo. Escondido é o seu primeiro livro Em 2016 recebeu o Prêmio Fundación Cuatrogatos pelo livro Escondido.

9788564571334.jpg

RONALD POLITO

É poeta e tradutor. Publicou os livros de poemas Solo (7 Letras, 1998), Vaga (ed. do autor, 1997), Objeto (ed. do autor, 1997), Intervalos (7 Letras, 1998), De passagem (Nankin Editorial, 2001), Terminal (7 Letras, 2006) e Ao abrigo (Scrptum, 2015), e o livro de prosa Os viajantes e outras narrações breves (e-galáxia; Patuá, 2016). Traduziu escritores catalães como Joan Brossa, Narcís Comadira, Carles Camp Mundó e Maria Mercè-Marçal, e mexicanos como José Juan Tablada, Renato Leduc e Octavio Paz. Fez o estabelecimento de textos de Tomás Antônio Gonzaga, frei José de Santa Rita Durão, Manuel Inácio da Silva Alvarenga, Joaquim Manuel de Macedo e Carlos Drummond de Andrade. Com o selo independente Espectro Editorial, criado em 2004, já publicou 51 plaquetes com poesia, tradução e prosa. A galinha e outros bichos inteligentes é seu primeiro livro de poemas para jovens.

 

 

 

RUBENS MATUCK

Rubens Matuck nasceu e vive em São Paulo. É educador, artista plástico, autor e ativista ambiental desde sempre, quando isso ainda não era moda. Sua formação artística mostra bem a grandeza do seu talento: foi aluno de Aldemir Martins, Evandro Jardim, Renina Katz, Van Acker e Sansom Flexor. Com um time desses, não é à toa que se tornou o que é: um artista tão significativo quanto seus mestres.

SILVANA TAVANO

Silvana Tavano é escritora e jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes

da USP. Depois de atuar por mais de 25 anos em diversos jornais e revistas, passou a

escrever livros para jovens e crianças, como “Creuza em Crise – 4 Histórias de Uma

Bruxa Atrapalhada” (Companhia das Letrinhas); “Fala, Bicho!”, “O Zum-Zum- Zum

das Letras” e “No Fim, Tudo Recomeça de Outro Jeito” (Moderna); “Longe”

(Salamandra) e “As Namoradas do Meu Pai” (Girafinha), além de diversos títulos

com o selo Callis: “Como Começa?” e “O Mistério do Tempo” (selecionados pelos

catálogos da FNLIJ, respectivamente em 2008 e 2009, com o selo Altamente

Recomendável) e “Psssssssssssssiu”, indicado ao Jabuti, premiado com o João de

Barro de Literatura para Crianças e Jovens, em 2011, e com o selo White Ravens, em

2013. Tem títulos publicados na Argentina, Japão, China, Itália, Alemanha, Suécia e

Turquia. “Onde Você Mora?” é seu primeiro título pela ÔZé Editora.

Onde você mora.jpeg
capa ainda.png

SILVINHA MEIRELLES

Nasceu em 1957. Formada em Psicologia, teve sempre seu olhar voltado para infância,  desenvolvimento e educação. Trabalhou em clínica com ludoterapia e foi - por 10 anos - orientadora educacional em uma escola em São Paulo. Atualmente, trabalha em projetos educacionais pontuais e mais relacionados à cultura e à cidadania. Tem publicado alguns títulos sendo dois deles pela ÔZé Editora.

SYLVIA HELENA BOOCK

Sylvia Helena Boock trabalha com arte-
educação, ministrando cursos de arte para crianças e educadores. A Borboleta Azul é seu primeiro livro ilustrado.

 

 

 

TEREZA MEIRELLES

Tereza Meirelles nasceu em 1990 em São Paulo. Durante toda a graduação dividiu seu tempo entre a psicologia e o desenho. Por um ano estudou artes na IUNA em Buenos Aires. Além de ilustrar livros já trabalhou com animação, fez murais e tatuagens, convites e peças gráficas diversas e também ilustrou storyboards e cenários.

 

 

 

NINA MEIRELLES

Nina Meirelles, 1988, é formada em História pela USP, mas se inseriu no ramo do design gráfico, cenografia, expografia e direção de arte há alguns anos. Fez diversas publicações, de livro infantil, material didático, convite, cartaz, revista a identidade visual, sinalização de museus e parte gráfica de exposições. Também trabalha com arte e produção de exposições, vídeos, eventos e clipes.

 

978-65-990107-7-4 capa Alcateia.jpeg

VERA RODRIGUES

(1954-1997)

 

Vera era artista em período integral.  Acordava, pensava, agia artista. Criava o

tempo todo. Vivia artista.

Artista plástica de formação, expôs no Brasil, Alemanha, Colômbia, Chile e China.

Professora de plástica, desenho e pintura em universidades e para grupos em

seu ateliê. Consultora de artes visuais em editoras. Capista e ilustradora.

Um pouquinho dos seus múltiplos talentos está demonstrado em Pra você.

Pra_você.jpg
veridiana%20scarpelli_edited.jpg

VERIDIANA SCARPELLI

Nasceu, mora e trabalha em São Paulo. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP e sempre gostou de desenhar, mas deu muitas voltas até entender que na ilustração estava seu lugar. Isso foi lá em 2007. Desde então, ilustra jornais, revistas de todo tipo, livros para crianças e para adultos, e tudo mais onde couber um desenho. E que alegria é ilustrar um livro! Ainda mais quando tem personagens tão especiais como estes.

A PRINCESA E O DRAGÃO.jpeg
ALCATEIA.jpeg

VIVIAN BRAGA

Vivian Braga estudou Desenho Industrial e trabalha com Artes Plásticas. Suas criações em carimbo são feitas em papéis e em tecido. Mãe d'água é seu primeiro livro ilustrado com essa técnica.

ZECO HOMEM DE MONTES

Zeco Homem de Montes já foi livreiro e distribuidor, e é um dos pioneiros na cidade de São Paulo em criar livrarias especializadas para crianças e jovens. Continua com seu trabalho de divulgador da literatura infantojuvenil atualmente como editor.

 

 

 

bottom of page